Caminhos do Alfredo - Enoturismo Rural

Pontos de Visitação

Veja no mapa

Cascata Bordin

Com cerca de 100m de altura, a Cascata Bordin está localizada na propriedade da família Bordin, onde estão ainda quatro mirantes com vista para o vale, a mata e o Rio das Antas. As trilhas levam à cascata e aos mirantes.

Campo Santo dos Imigrantes

O Campo Santo dos Imigrantes foi o primeiro Patrimônio Histórico Cultural tombado de Flores da Cunha e o primeiro cemitério do Travessão Martins, construído no séc. XIX e que abriga combatentes da Revolução de 1923.

Capela São Martinho

A origem do padroeiro é devido aos imigrantes que chegaram na comunidade em 1877, com forte devoção ao santo guerreiro Martinho.

Memorial Travessão Alfredo Chaves

Memorial aos 125 anos do Travessão Alfredo Chaves, a Nova Veneza.

Campanário e Capela São João Batista

Igreja principal do Travessão Alfredo Chaves, construída por volta de 1924 e o campanário em 1941, para abrigar os sinos.

Cemitério Travessão Alfredo Chaves

Surgido em 1884 devido às inúmeras mortes ocorridas desde a chegada dos imigrantes, principalmente crianças recém-nascidas.

Monumento dos Pioneiros

O local onde nasceram as raízes da família Bordin no Brasil. Vindos da Itália em 1888, Giovanni Bordin e os filhos Giuseppe Francisco e Pietro Andrea instalaram-se nos lotes 38 e 39 no Travessão Alfredo Chaves, antiga Vila Veneza. Na região, foram bem-sucedidos na exploração de erva-mate e Pietro fundou a serraria que forneceu madeira para construir as primeiras casas. A existência do memorial deve-se ao seu neto, o padre Jacob Bordin, falecido em 2021 após mais de 40 anos dedicadas à religião.

Capela São Judas Tadeu

Construída no ano de 1951, por Pedro Gazzi.

Mirante Gelain

Construído a 650 metros do nível do mar e a 420 metros do nível do Rio das Antas, o mirante proporciona um lindo visual sobre o vale do rio, avistando também a Cascata Bordin.